Deu vontade de comer doce? Veja opções saudáveis durante sua dieta!
Nutricionistas dão dicas para vencer o desejo de devorar guloseimas.
Se tem uma parte difícil da dieta é conseguir ficar sem comer doces. Para as mulheres, então, a luta é ainda maior, principalmente na TPM. Pensando nisso, o Gazeta Online convidou nutricionistas para ajudar a 'segurar a onda' e não devorar o primeiro brigadeiro que aparecer pela frente. E se for para degustar algo adocicado, que seja saudável.
A nutricionista Bianca Cangini concorda que não é fácil fugir da vontade de comer guloseimas, mas orienta substituí-las por alimentos doces que não possuem adição de açúcar industrial. "Frutas como banana, uva e tâmara são ótimas alternativas. O iogurte, as oleaginosas (castanhas, nozes e avelãs), o mingau de aveia e os sucos naturais também podem contribuir para não cair em tentação", indica.
Mas por que queremos tanto o doce?
Segundo a nutricionista Estela Reginatto, as pessoas descontam as emoções nesse alimento quando há no organismo uma baixa produtividade de serotonina, um neurotransmissor que dá sensação de felicidade e bem-estar. Alguns alimentos contém triptofano, uma substância que ajuda na produção de serotonina, como é o caso chocolate - a gente já imaginava - e o da banana, que pode ser uma ótima opção para substituir o docinho de cada dia.
Para trocar o chocolate comum por um prato mais saudável, Estela ensina a receita de um bolo fit de frigideira ou micro-ondas. (Veja abaixo)
Carência de nutrientes
Algumas carências nutricionais podem aumentar a ansiedade, a compulsão e a vontade de comer carboidratos, lembra a nutricionista Roberta Larica. "Alimentos ricos em triptofano, magnésio, vitamina B6, vitamina C e zinco são capazes de aumentar os níveis de serotonina e, em alguns minutos, gerar tranquilidade e relaxamento."
Ela destaca também que de nada adianta comer esses alimentos e não tratar a microbiota intestinal, local onde a maior parte desse neurotransmissor é produzido. "Busque um acompanhamento nutricional individualizado, avalie se sua ansiedade está relacionada a possíveis carências através de exames sanguíneos e ajuste a sua alimentação e suplementação de acordo com sua necessidade", avalia.
Para ajudar a combater a ansiedade, Roberta sugere: grão-de-bico, banana, feijão, maracujá e semente de girassol.
Frutas
A nutricionista Bianca Cangini recomenda, por exemplo, comer uma banana de sobremesa após a refeição. "Ela é rica em triptofano. Quem preferir, pode adicionar canela. Outra sugestão é cortar uma maçã ou pera em pedaços e cozinhá-las."
A tâmara é fonte de energia e, de acordo com Bianca, uma ótima opção para crianças e praticantes de atividades físicas. "Tem um sabor bem doce e pode facilmente substituir uma sobremesa. Para quem gosta, a dica é congelar uma tâmara em um pote", sugere.
Bebidas
Tomar chá de maçã com canela, além de ajudar a controlar essa vontade, fortalece o metabolismo. E tem ainda os sucos naturais (morango, uva, laranja e melancia), que são nutritivos e hidratam. "O doce natural da fruta torna o suco um bom substituto da sobremesa", diz Bianca.
Exercícios
A prática de atividade física é outra aliada, pois, ao realizar o exercício físico, as pessoas se sentem menos propensas a comer alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidratos, destaca Bianca. "Isso acontece porque o exercício físico estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, o mesmo efeito causado pelo consumo de doces."
Dicas práticas
Bolo de chocolate e Banana Fit de Frigideira ou Microondas (Super rápida)
Ingredientes:
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes com exceção do fermento em pó. Depois acrescente o fermento. Você pode levar à frigideira antiaderente sem precisar untar e virar após cerca de 3 minutos em fogo baixo ou levar ao micro-ondas por cerca de 2 minutos e 30 segundos.
Rende: 2 porções
Banana ou maçã no micro-ondas
Vitamina
Ingredientes:
Modo de fazer
É só bater todos os ingredientes no liquidificador.
Leite de coco
Modo de fazer
Com o forno pré-aquecido, coloque o coco seco e deixe 20 minutos no forno, pode ser com ou sem a água dentro. Depois retire do forno e quebre. A parte interna do coco irá soltar. Ferva um litro e meio de água e despeje no liquidificador junto com o coco. Bata por cinco minutos e coe em um pano ou peneira fina. Esse coco pode ser usado para fazer um bolo de caneca ou pode virar uma farinha. Para isso, é só levar essa sobra alguns minutos no forno para evaporar a água que ainda resta nele e triturar. Em seguida, espere esfriar. Vale lembrar que o leite de coco dura dois dias na geladeira.
Bolo de caneca de micro-ondas
Ingredientes:
Modo de fazer
Amasse a banana, misture bem os ingredientes, menos o fermento, e acrescente a água para amolecer. Em seguida, coloque o fermento. Leve ao micro-ondas por dois minutos e meio em uma caneca. Quem preferir, pode colocar pedaços de castanha ou damasco.
Rende: 2 porções
Sorvete de whey – ótima opção para lanche da tarde
Rende: 1 porção
Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.