Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
Boa Mesa CBN | Qual melhor forma de cozimento?
porRoberta Larica 13/06/2017
DICAS

Cuidados ao preparar seus alimentos. Qual melhor forma de cozimento?

Quando cozinhamos em temperaturas muito elevadas como grelhas, churrasco, microondas, fritadeiras e air fryer é preciso ter cautela. O efeito de altas temperaturas sobre alguns alimentos por longo período de cozimento (como carnes vermelhas, peixes e batatinhas fritas) produzem compostos tóxicos como aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (sabe aquelas crostinhas crocantes? São elas...), dois tipos de substâncias altamente inflamatórias e cancerígenas.

Sobre o uso do microondas
A maioria dos cozinheiros despreza o forno de micro-ondas, considera-o somente um instrumento para aquecer comida pronta. Micro-ondas são ondas eletromagnéticas que atuam principalmente nas moléculas de água presentes nos alimentos, o principal alvo das ondas é a agitação destas moléculas que resulta no aumento da temperatura de maneira rápida o que gera perda de nutrientes nestes alimentos.

Esse mecanismo, gera um cozimento muito mais rápido do que os métodos tradicionais de cozimento (forno e fogão), que precisam primeiro ir aquecendo e transmitindo calor aos alimentos de pouco a pouco.

O ideal é evitar este método de cozimento e usar como aquecimento para comida pronta apenas quando necessário.

 

Sobre o uso da airfryer
Apesar do modo de cozimento ser sem necessidade do óleo, este equipamento promove um aumento rápido de temperatura do alimento, o que aumenta o risco na formação de uma substância chamada acrilamida . A ingestão excessiva dessa substância (formada principalmente nos alimentos ricos em carboidratos, como batatinhas) aumenta o risco de diversas doenças como o câncer.  

 

Então qual melhor saída?
A melhor opção continua sendo os métodos convencionais de cozimento, no vapor, no forno ou na panela.

Priorize como rotina, o cozimento em baixa temperatura e evite o contato direto do alimento com a superfície quente. Já quanto ao uso de microondas, fritadeiras, air fryer e churrasco, use com moderação, pois além da formação destes compostos tóxicos, muito do valor nutricional do alimento acaba sendo prejudicado com este tipo de cozimento, portanto evite utilizar com frequência.

 

Acompanhe às orientações da comentarista Roberta Larica - e bom apetite!

Roberta Larica

Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.

Gostou? Então compartilhe!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

*campos obrigatórios