Fodmaps são um grupo de alimentos ricos em carboidratos de difícil digestão (oligossacarídeos (FOS), dissacarídeos, monossacarídeos e polióis), presentes em alimentos como a cebola, alho, trigo, feijão, leite e derivados, cogumelos e algumas frutas como a maçã, manga, abacate, entre outras.
Estes carboidratos quando ingeridos geram acúmulo de água no intestino ou servem de alimentos para bactérias, provocando inflamação da mucosa intestinal em algumas pessoas, gerando gases em excesso, cólica, diarréia, sensibilidade alimentar e má absorção de nutrientes.
Este tipo de dieta pode trazer diversos benefícios para quem sofre com estes sintomas, síndrome do intestino irritável, colites e distúrbios gastrointestinais. A aplicação e tempo de duração de uma dieta livre de FODMAP’s deve ser adaptada conforme a necessidade do paciente. E neste período se prioriza uma dieta rica em alimentos com baixo teor destes carboidratos, gorduras boas e proteínas (como quinoa, kiwi, limão, maracujá, inhame, espinafre entre outros).
A reintrodução destes alimentos varia de pessoa para pessoa, conforme individualidade, presença de patologias, intolerâncias e atletas em fase de competição.
Estudos mostram que em 70% dos casos a dieta com exclusão de FODMAPs funciona (tanto para intolerâncias como para atletas em competição).
É importante destacar que, este tipo de dieta deve ser acompanhada por um nutricionista para que se evite possíveis carências nutricionais devido a exclusão de alguns alimentos e para que seja feita a recuperação desta microbiota intestinal de forma adequada.
Segue abaixo alguns dos alimentos ricos em FODMAPs:
FRUTAS RICAS EM FODMAP
Maçã, pera, pêssego, manga, melancia, nectarina, nectarina, frutas secas, mel, frutose e xarope de milho.
LATICINIOS RICOS FODMAP
Leite de vaca, cabra, sorvete, iogurte, queijo fresco e cremoso (ricota, cottage e cream cheese).
HORTALIÇAS E LEGUMINOSAS RICAS FODMAP
Alcachofra, beterraba, brocolis, quiabo, cebola, couve flor, couve, alho, alho poró, quiabo, grão de bico, feijão e lentilha.
CEREAIS E MASSAS RICOS EM FODMAP
Pães, trigo, centeio e cereais com xarope de milho.
Ficou curioso para saber sobre essa dieta? Confira os detalhes com a comentarista Roberta Larica.
Roberta Larica
Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.