Ele nos gera compulsão, deixa nosso cérebro feliz por alguns instantes e seu vício é um sofrimento para muita gente.
O açúcar se consumido de forma descontrolada, é capaz de adoecer nosso corpo, deprimir, afetar o funcionamento do nosso cérebro e até aumentar o risco de doenças como Diabetes, Alzheimer e Câncer.
Para acabar com este vício é importante que sejam adotadas algumas estratégias nutricionais, como cuidar da saúde intestinal, aumentar a produção de serotonina, usar fitoterápicos específicos (em alguns casos) e alimentos capazes de também nos deixar felizes porém sem "roubar" nossa saúde. Na alimentação podemos encontrar alimentos ricos em triptofano, um AA capaz de aumentar serotonina e controlar ansiedade, como no grão de bico, feijão, banana, semente de girassol e raízes!
A comentarista Roberta Larica fala na CBN Vitória sobre o "vício" do açúcar. A nutricionista analisa que o consumo em excesso prejudica o organismo trazendo doenças associadas a ele, como o diabetes. Ouça as dicas sobre como mudar o comportamento para reduzir o consumo do produto:
Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.