Conheça os 10 alimentos poderosos para a saúde do coração! Ricos em fitoquímicos, substâncias antioxidantes, fibras e gorduras boas, estes alimentos ajudam a reduzir inflamação e melhorar a saúde cardiovascular. Lembrando que um estilo de vida saudável é sempre o melhor caminho para prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas no futuro.
- Peixes: ricos em ômega 3, reduzem inflamação e melhoram os níveis de HDL e TGL! Dê preferência aos peixes frescos comprados em peixaria.
- Azeite extra virgem: rico em gorduras boas, melhora os níveis de colesterol e ajuda no controle da glicemia. Não vale levar ao fogo!
- Oleaginosas! Ricas em selênio, vitamina E e zinco, micronutrientes perfeitos para melhorar capacidade antioxidante!
- Abacate: rico em gorduras boas, anti-inflamatório, ajuda no colesterol e no controle da glicose! Experimente trocar a fruta do café da manhã por ele!
- Frutas vermelhas! Morango, amora, açaí (sem xarope), jabutibaca (cuidado com glicose) contem fitoquímicos amigos do coração!
- Alho e cebola: não vale tostar! Maravilhosos antiinflamatórios naturais, além de dar aquela força na pressão arterial!
- Folhas verde escuras! Ricas em carotenóides, fibras, dão aquela força na detoxificação e no controle da pressão arterial. Coma todos os dias uma porção de brócolis ou taioba ou espinafre, etc.
- Cacau: rico em flavonoides e magnésio, que melhoram a pressão e protegem o coração. Fica uma delícia no café!
- Aveia: um dos melhores alimentos que utilizo para controle da glicose! Rica em fibras, melhora os níveis de colesterol e glicose.
- Sementes: gergelim, semente de abóbora, semente de girassol. Além de serem ótimas fontes de fibras, contem bastante cálcio, magnésio e zinco! Experimente jogar na salada, fica uma delícia!
Lembrando que a nutrição deve ser individualizada, as quantidades e forma de uso destes alimentos variam conforme necessidade de cada indivíduo.
Ouça abaixo o áudio da entrevista completa para a rádio CBN Vitória!
Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.