Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
Atendimento em Endometriose
porRoberta Larica 05/01/2020
DICAS

A Endometriose é uma doença multifatorial que atinge 1 em cada 10 mulheres, com presença de um estado de inflamação e desequilíbrio imunológico. A alimentação tem um papel fundamental na prevenção (desde a fase da adolescência), redução dos sintomas, controle do desenvolvimento e recidiva da doença pós cirurgia e proteção da saúde fértil dessa mulher.

Uma dieta antiinflamatória e balanceada, associada a suplementos antioxidantes, podem reduzir os danos celulares causados pela inflamação, melhorando sintomas e o prognóstico da doença.

Acompanhamento Nutricional na Endometriose:

Na consulta nutricional:

  1. Anamnese detalhada, histórico de vida e familiar
  2. Tratamento dos sinais e sintomas
  3. Avaliação de carências nutricionais
  4. Avaliação peso e % gordura
  5. Elaboração plano alimentar anti-inflamatório, com aporte ideal de fitoquímicos e antioxidantes.  

Objetivo da prescrição nutricional na endometriose:

  1. Redução do contato com toxinas ambientais (através de uma alimentação orgânica, evitar plásticos, alumínio e produtos processados);
  2. Otimização do processo de detoxificação;
  3. Controle do stress e ansiedade;
  4. Melhora dos sintomas associados como insônia, dor abdominal, fadiga, irritabilidade entre outros.
  5. Alimentos anti-inflamatórios que agem na redução da dor (evitando assim o uso excessivo de medicamentos analgésicos)
  6. Controle da disbiose.

A prevenção deste quadro é feita a partir da construção de hábitos de vida mais saudáveis, uma rotina de exercícios físicos diários e através uma alimentação natural com suporte nutricional ao sistema imunológico.

É fundamental a conscientização de que precisamos comer de maneira mais saudável e inteligente, nosso corpo responde de acordo com a exposição ambiental e o suporte nutricional ao qual é submetido. A alimentação é uma ferramenta valiosa na prevenção e tratamento de doenças crônicas.

Para marcar a sua consulta com a Dra Roberta Larica, ligue para: (27) 3224-4407/ 99943-3875 ou deixe sua mensagem abaixo. 

Roberta Larica

Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.

Gostou? Então compartilhe!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

*campos obrigatórios