Federação Mundial de Obesidade já emitiu um alerta sobre o cuidado com esse público, parece haver uma relação importante entre as formas mais graves da infecção por coronavírus e indivíduos obesos em diferentes faixas etárias.
A obesidade é uma doença crônica, com alta prevalência em muitos países, e que pode estar associada a outras condições como: hipertensão, diabetes, resistência à insulina, doenças cardíacas, pulmonares e alterações hormonais que parecem agravar esse estado de inflamação envolvido em complicações por Covid-19.
No Brasil (inclusive em nosso estado nos últimos dias) já se tem visto uma incidência maior de complicações por Covid-19 em pacientes internados com excesso de peso, porém ainda não existem dados conclusivos.
Vale lembrar que além do isolamento, pessoas com excesso de peso devem ter atenção maior à saúde, manter suas medicações médicas de uso diário, cuidados com a alimentação e atividade física.
Fonte:
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
World Obesity Federation
Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.