Mesmo no verão ficamos expostos a infecções virais, dor de garganta, resfriados entre diversos fatores relacionados a queda da imunidade. A mudança de temperatura, privação do sono, dieta desequilibrada e disbiose intestinal (desequilíbrio entre bactérias boas e ruins que moram no nosso intestino) podem afetar diretamente nosso sistema de defesa.
Neste período, podemos lançar mão de alimentos protetores funcionais para proteger nosso corpo e dar uma força na saúde!
Omega 3
Presente em maior quantidade em peixes (evitar os de cativeiro..), linhaça e chia, esta gordura tem ação anti-inflamatória e previne doenças respiratórias. Procure consumir 1 filé de peixe 3x na semana e 1 colher sopa de chia ou linhaça diariamente em frutas, vitaminas ou smoothies.
Pólen, própolis e Geleia Real
Ricos em aminoácidos, substâncias antiinflamatórias, estes produtos produzidos pela abelha garantem uma força extra na nossa imunidade e melhora disposição física nesse calor. Porém, cuidado, algumas pessoas podem ter alergia a estes produtos.
Agrião e hortelã
Tem ação expectorante e descongestionante. Ajuda nos períodos de congestão nasal e resfriados. Consuma diariamente!
Vitamina C
Antioxidante e com ação antienvelhecimento, esta vitamina presente nas frutas cítricas em maior quantidade, são uma ótima escolha para o tempo quente! Você pode comer in natura ou acrescentar rodelas de limão, laranja ou abacaxi na água e ir bebendo ao longo do dia!
Intestino
A saúde intestinal tem uma relação direta com a nossa imunidade, quando o equilíbrio entre bactérias boas e ruins é afetado, a parede intestinal se torna permeável, permitindo assim que vírus e bactérias passem para a corrente sanguínea. Procure ingerir diariamente probióticos (Lactobacillus vivos) e prebióticos (como a biomassa de banana verde, chicória, etc).
É muito importante que tenhamos um cuidado constante e diário com nossa alimentação, desta forma mantemos um sistema imunológico forte e capaz de nos defender contra diversas doenças!
Como é bom comer bem!
Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.