Uma vez reconhecida a necessidade de mudar, as preferências pessoais representam a principal barreira para a implementação de uma dieta saudável, que normalmente é vista como monótona, sem sabor e insuficiente. Elaborei aqui algumas dicas para te ajudar a começar o ano cuidando de você!
Etapa 1: Mudar estilo de vida
Buscar melhorar sua qualidade de vida já é um grande passo. A escolha de uma alimentação saudável e a prática e de uma atividade física prazerosa é fundamental para melhorar o metabolismo, qualidade de vida e sono. Procure sempre fazer escolhas saudáveis e anote a cada dia a sua evolução.
Etapa 2: Estipule metas semanais
Seja reduzir o açúcar, iniciar uma atividade física, beber água entre outras que precisa melhorar. isso irá te motivar, e você perceberá as grandes mudanças que vem fazendo.
Etapa 3: Busque uma atividade física que lhe dê prazer
Procure fazer qualquer exercício fisico que te tire do sedentarismo, depois vá evoluindo. Alguns estudos mostram que apenas 30 minutos de exercicio por dia já garante a saúde do coração e contribuem bastante para o controle de peso.
Etapa 4: Mude sua alimentação
Busque uma alimentação que seja adequada à sua rotina e necessidades, se necessário procure a ajuda de um nutricionista. Corra de restrições, dietas de moda ou promessas de perda de peso rápida. Muitas vezes estes caminhos geram sintomas, pioram sua saúde e em pouco tempo você acaba recuperando todo o peso perdido.
Etapa 5: Tenha ações que te motive!
Espalhe fotos na cozinha de como você gostaria de ser; separe uma roupa apertada que voce deseja voltar a usar, compre uma fita métrica (ela sim lhe dará uma noção de redução de gordura e evite se pesar!) e procure estar rodeados de pessoas que te motivem a ser melhor!
Contagie as pessoas ao seu redor com esta mudança! Vá no seu ritmo e faça de 2017 não só um ano saudável, mas o ponto de partida para uma vida repleta de saúde!
Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.