O protagonista da Páscoa sempre rendeu muitas discussões e dúvidas. Por conta disso, ouvimos uma especialista para ajudar você a escolher direito as suas delícias.
A Páscoa está aí, e o chocolate – ainda bem! – é um dos protagonistas da data. Mas são tantas informações sobre essa delícia que muita gente fica sem saber como consumi-lo. Para ajudar você a escolher o chocolate mais gostoso e saudável, ouvimos a nutricionista Roberta Larica. E a boa notícia é que a guloseima possui vitaminas, minerais e contém alto teor de flavonóides presentes no cacau – substâncias antioxidantes que protegem o coração, melhoram o colesterol e a pressão arterial. E não é só isso: ele também contém substâncias precursoras da serotonina – responsável pela sensação de bem estar. Mas é importante dizer que todos estes benefícios podem ser obtidos com a ingestão equilibrada deste alimento (30g/dia) e se você souber escolher o melhor tipo de chocolate para sua saúde. Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre esse símbolo da Páscoa.
Quanto mais amargo melhor?
Sim. Quanto mais amargo maior é o teor de flavonóides, maior é poder antioxidante e maior é a sensação de prazer.
Chocolate é melhor que sexo?
Depende de cada pessoa. Mas como ele promove o aumento na produção de serotonina (neurotransmissor relacionado ao prazer) o chocolate amargo gera bem estar e nos deixa mais feliz.
Chocolate dá acne?
Depende do tipo consumido. Em excesso, a gordura do chocolate (principalmente para quem não consome o amargo) pode, sim, aumentar oleosidade da pele e gerar acne.
Chocolate melhora a pressão arterial?
Sim. Pelo seu poder antioxidante e anti-inflamatório, ele tem, sim, o poder de controlar a pressão e proteger o coração.
Chocolate vicia?
Sim. Como promove aumento na produção de serotonina, o chocolate amargo gera prazer e bem estar. O vício está associado ao consumo excessivo do açúcar, presente em maior quantidade em chocolates com menos de 70% cacau.
O chocolate atrapalha o sono?
Sim. Por ser estimulante não é aconselhado consumi-lo à noite, principalmente para pessoas que costumam ter insônia.
Chocolate melhora a TPM?
Sim. Como no pré menstrual temos uma queda na produção de serotonina (neurotransmissor do prazer), ficamos mais irritadas. Portanto o chocolate ajuda bastante. O importante é controlar a quantidade.
Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.