Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
Os Benefícios da alimentação alcalina
porRoberta Larica 03/05/2017
DICAS

Alguns estudos recentes mostram que uma dieta mais alcalina (rica em potássio, antioxidantes, cálcio e magnésio) favorece o metabolismo, aumenta capacidade do corpo em eliminar toxinas, melhora saúde óssea e previne diversas doenças (como osteoporose, colesterol alto, esteatose, pedra nos rins e até o câncer), além de contribuir para o emagrecimento e uma pele linda!

A alimentação atual,  rica em alimentos industrializados, refrigerantes, açúcar, carnes vermelhas, embutidos, queijos processados e farinha branca deixam nosso organismo mais ácido e inflamado, o que gera uma sobrecarga para manter o equilíbrio do pH do sangue, além do maior risco no desenvolvimento destas doenças.

A verdade é que nosso corpo já trabalha para uma manutenção do nosso pH do sangue e cada parte de nosso corpo tem um pH específico para seu funcionamento ideal e proteção, porém esta regulação é feita pelo corpo, nem que isso seja às custas de nutrientes como "sequestro" de cálcio dos ossos, prejuízo na absorção de nutrientes e inflamação, para que este equilíbrio seja mantido.

Quando falo em ter uma dieta alcalina e antiinflamatória, proponho uma alimentação que saudável para todos, rica em comida de verdade, frutas, verduras, água de qualidade (se for rica em magnésio e alcalina melhor ainda), com equilíbrio na ingestão de proteínas, e reduzindo industrializados, refrigerantes, farinhas, açúcar, álcool, embutidos e carnes vermelhas em excesso. 

Alimentos como limão, laranja, mexerica, abacaxi, melão, melancia, ameixa, misso, semente de abóbora, brócolis, inhame, batata doce estão na lista dos alimentos mais alcalinos e contribuem para o equilíbrio do corpo.

Para atingir este objetivo, você não precisa abrir mão do que gosta, apenas equilibrar sua alimentação de modo que 70% dela seja de alimentos mais alcalinos e antiinflamatórios. Desta forma em pouco tempo você será capaz de perceber a melhora de seu bem estar, emagrecimento e vitalidade!

 

Roberta Larica

Roberta Larica é graduada em nutrição pela UVV (2003), pós-graduada em nutrição esportiva funcional pela UNIB/VP (2005), pós-graduada pela Functional Medicine University (FMU) (2017), membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, membro do American College of Nutrition.

Gostou? Então compartilhe!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

*campos obrigatórios